PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Turma: ANA_APARECIDA_TERÇA_FEIRA
Cursista: Clara Zilda de Carvalho
Tutor: Ana Aparecida
Atividade: 1.1 Reflexões Iniciais
Eixo: Módulo 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Até algum tempo atrás, o saber ler e interpretar textos, bem como efetuar cálculos matemáticos simples, era obrigatório para se viver em harmonia e bem-estar na sociedade, no entanto este novo cenário mudou com inserções das tecnologias no cotidiano de cada individuo seja ela de maneira direta ou indiretamente.
Os desafios são muitos: como contribuir e colaborar para a construção de uma sociedade efetivamente inserida no mundo virtual ; como despertar a capacidade de reflexão sobre a vantagens e desvantagens desses mecanismos.
Não parece ser suficiente manusear corretamente as tecnologias, é necessário desenvolver as competências necessárias para compreender este novo processo. O indivíduo tem de ser capaz de acompanhar adequadamente as inovações para ter uma adequada integração na sociedade e no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e esigente (Drucker, 1993; Forester, 1989; Lyon, 1998; Martins, 1999; Naisbitt, 1988).
Sendo assim, as novas tecnologias aplicadas no contexto educacional vêm proporcionar uma reestruturação na maneira de aprender e ensinar e nos mostra que enquanto educadores reflexivos da nossa prática devemos estar preparados para este momento, tornando-se primordial e essencial compreender que a simples adoção de recursos tecnológicos, em atividades pedagógicas, não significa a ocorrência de mudanças nas formas convencionais de ensino e aprendizagem mas sim um meio de proporcionar ao aluno o acesso a informações necessária garantindo que este também tenha as mesmas oportunidades e se aproprie de novos conhecimentos na medida em que desenvolva a criatividade e suas habilidades para desenvolverem-se cognitivamente e socialmente, preparando- se para o futuro.
Como está sendo usado a tecnologia na minha escola? | |||||||
Nome da escola: | Escola Municpal Abel Freire de Aragão | ||||||
Número de docentes entrevistados: | 15 | ||||||
Registre a ocorrência de uso, na sua escola, de tecnologias que potencializam a representação do conhecimento e analise se a postura do aluno é passiva (de recepção de informações) ou se proporciona a participação ativa com autoria dos estudantes. | |||||||
Tecnologia | Número de docentes que fazem uso da tecnologia | Com que frequência ? | sobre a prendizagem do aluno | ||||
mesalmente | quinzenalmente | ||||||
Textos impressos | 15 | 2 | 13 | Bom | |||
Textos digitais | 15 | 0 | 15 | Bom | |||
Hipertextos | 1 | 1 | 1 | Bom | |||
Apresentações multimídia | 8 | 8 | 7 | Otimo | |||
Blogs | 2 | 0 | 2 | Regular(falta incentivar o hábito de uso) | |||
Video | 7 | 4 | 3 | Bom | |||
Jogos | 6 | 4 | 2 | Otimo | |||
Correspondência eletrônica (e-mail) | 15 | 15 | 15 | professores sâo os principais usuario | |||
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Turma: TERÇA-FEIRA
Cursista: CLARA ZILDA DE CARVALHO
Tutor: ANA APARECIDA DA SILVA
Atividade: MAPA CONCEITUAL
Eixo: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE NA VIDA E NA ESCOLA.
MAPA CONCEITUAL
|
PROFESSOR
OPORTUNIZADOR
|
PLANEJAMENTO DIFERENCIADO E DINAMICO
|
PARA ATENDER CRIANÇAS DIGITAIS
|
ATIVIDADES CRIATIVA E PRAZEROZA
|
ESCOLA IDEAL
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário