terça-feira, 4 de setembro de 2012

Portifólio TIC


 
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


Turma: ANA_APARECIDA_TERÇA_FEIRA
Cursista: Clara Zilda de Carvalho
Tutor: Ana Aparecida
Atividade: 1.1 Reflexões Iniciais
Eixo: Módulo 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

                 Até algum tempo atrás, o saber ler e interpretar textos, bem como efetuar cálculos matemáticos simples, era obrigatório para se viver em harmonia e bem-estar na sociedade, no entanto este novo cenário mudou com inserções das tecnologias  no cotidiano de cada individuo seja ela de maneira direta ou indiretamente.
      Os desafios são muitos: como contribuir e colaborar para a construção de uma sociedade efetivamente inserida no mundo virtual ; como despertar a capacidade de reflexão sobre a vantagens e desvantagens desses mecanismos.
            Não parece ser suficiente manusear corretamente as tecnologias, é necessário desenvolver as competências necessárias para compreender este novo processo. O indivíduo tem de ser capaz de acompanhar adequadamente as inovações para ter uma adequada integração na sociedade e no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e esigente (Drucker, 1993; Forester, 1989; Lyon, 1998; Martins, 1999; Naisbitt, 1988).
         Sendo assim, as novas tecnologias aplicadas no contexto educacional vêm proporcionar uma reestruturação na maneira de aprender e ensinar e nos mostra que enquanto educadores reflexivos da nossa prática devemos estar preparados para este momento, tornando-se primordial e essencial  compreender que a simples adoção de recursos tecnológicos, em atividades pedagógicas, não significa a ocorrência de mudanças nas formas convencionais de ensino e aprendizagem mas sim um meio de proporcionar ao aluno o acesso a informações necessária garantindo que este também tenha  as mesmas oportunidades e se aproprie de novos conhecimentos na medida em que desenvolva a criatividade e suas habilidades para desenvolverem-se cognitivamente e socialmente, preparando- se para o futuro.

 
Como está sendo usado a tecnologia na minha escola?
Nome da escola:Escola Municpal Abel Freire de Aragão
Número de docentes entrevistados:15
Registre a ocorrência de uso, na sua escola, de tecnologias que potencializam a representação do conhecimento e analise se a postura do aluno é passiva (de recepção de informações) ou se proporciona a participação ativa com autoria dos estudantes.
TecnologiaNúmero de docentes que fazem uso da tecnologiaCom que frequência ?sobre a prendizagem do aluno 
      mesalmente  quinzenalmente
Textos impressos15213Bom 
Textos digitais15015Bom 
Hipertextos111Bom 
Apresentações multimídia887Otimo
Blogs202Regular(falta incentivar o hábito de uso)
Video743Bom 
Jogos642Otimo
Correspondência eletrônica (e-mail)151515professores sâo os principais usuario
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Turma: TERÇA-FEIRA
Cursista: CLARA ZILDA DE CARVALHO
Tutor: ANA APARECIDA DA SILVA
Atividade: MAPA CONCEITUAL
Eixo: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE NA VIDA E NA ESCOLA.
O USO DA TECNOLOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR.



MAPA CONCEITUAL
INTERAÇÃO COM TECNOLOGIA
ALUNO INTERESSADO E EM BUSCA DE CONHECIMENTO
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO.
 
PROFESSOR
OPORTUNIZADOR
PLANEJAMENTO DIFERENCIADO E DINAMICO
PARA ATENDER CRIANÇAS DIGITAIS
ATIVIDADES CRIATIVA E PRAZEROZA
ESCOLA IDEAL
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário