terça-feira, 4 de setembro de 2012

Portifólio TICs Mòdulo I



Turma: ANA_APARECIDA_TERÇA_FEIRA
Cursista: Clara Zilda de Carvalho
Tutor: Ana Aparecida
Atividade: 1. Socialização da Turma
Eixo: Módulo 1 Tecnologia na sociedade, na vida e na escola


Sou Clara professora da Ed. infantil e de Geografia, trabalho no Ceinf Profº Edison da Silva e E. M . Abel Freire de Aragão.
Já estou a 19 anos em sala e adoro o que faço.  E sou FELIZ
 









PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


Turma: ANA_APARECIDA_TERÇA_FEIRA
Cursista: Clara Zilda de Carvalho
Tutor: Ana Aparecida
Atividade: 1.1 Reflexões Iniciais
Eixo: Módulo 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

                 Até algum tempo atrás, o saber ler e interpretar textos, bem como efetuar cálculos matemáticos simples, era obrigatório para se viver em harmonia e bem-estar na sociedade, no entanto este novo cenário mudou com inserções das tecnologias  no cotidiano de cada individuo seja ela de maneira direta ou indiretamente.
      Os desafios são muitos: como contribuir e colaborar para a construção de uma sociedade efetivamente inserida no mundo virtual ; como despertar a capacidade de reflexão sobre a vantagens e desvantagens desses mecanismos.
            Não parece ser suficiente manusear corretamente as tecnologias, é necessário desenvolver as competências necessárias para compreender este novo processo. O indivíduo tem de ser capaz de acompanhar adequadamente as inovações para ter uma adequada integração na sociedade e no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e esigente (Drucker, 1993; Forester, 1989; Lyon, 1998; Martins, 1999; Naisbitt, 1988).
         Sendo assim, as novas tecnologias aplicadas no contexto educacional vêm proporcionar uma reestruturação na maneira de aprender e ensinar e nos mostra que enquanto educadores reflexivos da nossa prática devemos estar preparados para este momento, tornando-se primordial e essencial  compreender que a simples adoção de recursos tecnológicos, em atividades pedagógicas, não significa a ocorrência de mudanças nas formas convencionais de ensino e aprendizagem mas sim um meio de proporcionar ao aluno o acesso a informações necessária garantindo que este também tenha  as mesmas oportunidades e se aproprie de novos conhecimentos na medida em que desenvolva a criatividade e suas habilidades para desenvolverem-se cognitivamente e socialmente, preparando- se para o futuro.



PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


Turma: ANA_APARECIDA_TERÇA_FEIRA
Cursista: Clara Zilda de Carvalho
Tutor: Ana Aparecida
Atividade: 1.2 QUEM SOU COMO PROFESSOR APRENDIZ?
Eixo: Módulo 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

           Ser professor hoje é mais do que dar aula, é preciso ser pesquisador e reflexivo em  suas ações.
A busca pelo conhecimento se faz necessária e de suma importância para a construção do conhecimento das nossas crianças.
           A tecnologia está presente no cotidiano de todos sem distinção de classe social, afinal a globalização está ai e precisamos inserir nossos alunos neste mundo globalizado, onde o acesso as informações acontece de maneira rápida e urgente, acredito que o  professor tem que estar preparado para esse momento importante para a educação e cabe a nós professores estarmos preparados afim  de contribuir com aulas dinâmicas e prazerosa para o nosso alunos.Sendo assim precisamos estar atentos ao planejamento e aos mecanismos usados em nossas aulas.





PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


Turma: ANA_APARECIDA_TERÇA_FEIRA
Cursista: Clara Zilda de Carvalho
Tutor: Ana Aparecida
Atividade: 1.6 Webquest: Informática e projetos de aprendizagem!
Eixo: Módulo 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na esc 
  

     O uso de Webquests enquanto metodologia cria condições para que a aprendizagem ocorra, utilizando recursos de interação e pesquisa disponíveis na internet,como uma possibilidade de realização de ações escolares . Sendo que, as Webquests possibilitam a produção de materiais de apoio ao ensino e aprendizagem e construção do conhecimento através da pesquisa, de acordo com as necessidades e expectativas do educador e seus alunos.
      Portanto convém que esta ferramenta seja sempre utilizada, considerando-se o trabalho em grupo com orientação do professor, ainda mais quando se trata de alunos da Educação Básica, mas nada impede que esta metodologia seja utilizada como ferramenta de produção e pesquisa.
     O uso de WebQuests com educadores e educandos através da pesquisa que oportuniza a análise, leitura e compreensão crítica das informações, conteúdos e conhecimentos do mundo que o cerca faz com que as aprendizagens ultrapassem os limites da Web.
     A tecnologia deve estar aliada as atividades pedagógicas pois faz ou fará parte do cotidiano das nossas crianças e estas necessidades estão ligadas à promoção da aprendizagem através do criar,do inventar, do descobrir e do pesquisar formas que levem ao real aprender. “Separar o conhecimento das máquinas da competência cognitiva e social é o mesmo que fabricar artificialmente um cego (o informata “puro”) e um paralítico (o especialista “puro” em ciências humanas), que se tentará associar em seguida; mas será tarde demais, pois os danos já terão sido feitos”.(Lévy, 2001:46) Sendo assim usar o Webquests por educadores e educandos através da pesquisa que oportuniza a análise, leitura e compreensão crítica das informações, conteúdos e conhecimentos do mundo cerca faz com que as aprendizagens ultrapassem os limites da Web




Nenhum comentário:

Postar um comentário